Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2011

O Amor imensurável do Pai Eterno

Lucas 11: 9 – 13

Este texto é bem salientado quando o assunto é pedir com confiança. A questão é que não estamos falando de pedir algo á um ser humano, colega ou irmão. Este texto é totalmente indicativo ao pedido de um filho ao PAI. E aqui se trata do maior Pai do mundo. Àquele por quem fomos criados, regidos e resgatados. O papel de um pai terreno se torna tão simplório quando entramos na presença deste imensurável Ser chamado Deus. Este texto demonstra, talvez, o maior símbolo paternal de Deus na Bíblia.

Dentro deste fantástico quadro podemos avaliar 3 naturezas distintas:

1° Natureza
“A Natureza do Filho”
Aquele que clama, recebe! (VS. 9 e 10)

Em sua totalidade, aqueles que mais necessitam de instruções e direcionamento na vida são os filhos. E nós no papel de filhos, temos inúmeras necessidades que só o nosso pai pode suprir. Na maior parte delas, essas necessidades não são materiais. Temos a necessidade de sermos amigos do pai. Temos a necessidade de carinho do pai. Temos a necessidade de conselhos do pai.
(Contar experiência Própria)
Meu pai era um homem muito sério, e pelo menos com os filhos não gostava de muitas brincadeiras, preferia fazer o papel de pai Sargento e Ditador do lar. Isso não fazia com que ele tivesse um coração ruim. O seu amor era passado de forma silenciosa. Por muitas vezes tentei me aproximar e dar á ele tudo o que eu necessitava receber, mas, ele sempre dava um jeitinho de se esquivar e manter sua posição. Meu pai só abraçava seus filhos no Natal e no Ano Novo. E aquele abraço tão esperado, era simplesmente maravilhoso! Eu e meu irmão até comentávamos antes do acontecimento o tão esperado abraço. Nem sei se meu pai se recorda, mas em um destes Natais, eu perguntei: _ Pai por que você nos abraça apenas no Natal? E ele olhou sorrindo entre aquele enorme bigode e disse: Se quiser um abraço é só pedir!
Da mesma maneira acontece poderosamente com este Deus maravilhoso o qual temos. Que por muitas vezes procuramos palavras pra poder expressar o que sentimos e Ele simplesmente diz: Se você quer, então peça!
Não procure palavras, nem texto decorado, mas peça de coração o que anseia e o nosso Super Pai responderá!

2° Natureza
“A Natureza do Pai Natural” (VS. 11 e 12)

Muitos dizem por ai que ser pai é ser um educador. E de fato é verdade!
No livro “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”, o autor Augusto Cury descreve aos pais: Chorar e abraçar são mais importantes do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanhas de críticas.
Mas, no entanto nem sempre é esta postura que um pai natural adota. Eles dizem: Chorar e Abraçar são para os fracos!
Muitos têm tomado uma postura á qual não vem auxiliando nem para o crescimento de seus filhos e tampouco para a sociedade. Hoje encontramos em maior proporção filhos comprados e filhos revoltados. Filhos que crescem e acabam desencadeando rebeliões que estavam dentro de si. E os pais sempre respondem: Eu dei o meu melhor, eu fiz o possível! Não quero de forma alguma condenar a educação que vocês vêm dando aos seus filhos. O que quero mostrar é que nem sempre conseguimos seguir um script, e eu me incluo nisso. Quantas vezes com meu filho a solução mais adequada era conversar e eu simplesmente bati. Isso cabe á todos nós que somos imperfeitos.

3° Natureza
“A Natureza de um Pai perfeito” (VS. 13)

Quando pedimos algo á Deus, sabemos que estamos clamando á absoluta perfeição. Sua natureza é deste a raiz perfeita. Os pais naturais poderão nos dar muitas coisas, mas, existem coisas que eles nunca poderão nos dar. Estou falando de um Pai de natureza perfeita e que pode nos suprir até mesmo com elementos inexistentes. Estou falando de um Pai com a Natureza perfeita, que pode tirar do inanimado e tornar real e palpável o que pedi. Este Pai tem um presente que pode nos dar e que ninguém pode nos roubar de nós. E quero repetir as palavras do Dr. Oswald Smith (missionário em 1910 no Canadá): “Clamei sobre mim a promessa que está em Lucas 11:13, e creio firmemente que a recebi.” E neste dia o avivamento que a tanto tempo ele havia clamado chegou no Canadá. R. E. Neighbour ao escrever sobre a vida de Oswald Smith cita, “As verdades benditas do Revestimento do Espírito, estão abertas para todas as vidas salvas por Cristo.”
Hoje devemos seguir nossas vidas convictas que fomos batizados pelo Espírito Santo, e imitar os grandes Aviva listas que perdurarão em clamar pelo Espírito Santo sem cessar. Hoje poderemos sim, ser batizados pelo Espírito Santo se pedirmos! E como Wesley compreendia: “Existem duas bênçãos Especiais para os filhos de Deus, a primeira na conversão e a segunda no batismo com o Espírito Santo.”

Conclusão

Conhecemos estas três naturezas distintas, e, contudo podemos sintetizar não á outro Pai como o nosso pai perfeito, Deus! O Pai de todos os pais, o pai que nos socorre e que pode fazer grandes coisas por seus filhos. Quero pedir em oração que o Nosso Pai Celeste ilumine e proteja todos os filhos e pai naturais, dando sabedoria e amor. E também quero pedir ao Pai celeste que seu doce Espírito possa ser derramado de forma evidente em nossos corações.

Pr. André França

Entendimentos para salvar Vidas

João 3: 16-17

Estamos rodeados de um sistema religioso que tem ensinado ao homem que seu Maior inimigo Mortal é o mundo. Estamos vivendo em um tempo que a visão religiosa dominante nos direciona como único meio de escapar das garras deste mundo cruel é se trancar dentro da Igreja e permanecer o maior tempo possível lá dentro. Parece até mesmo a invasão dos Zumbis e Vampiros, daqueles que vemos no cinema. No caso aqui, os crentes representam os meros medrosos que se escondem onde se encontra uma cruz de madeira e um punhado de alho, e os vampiros famintos por sangue são estes que se encontram no mundo atualmente.
Deixemos agora, o que estes meros mortais têm aconselhado a Igreja e nos apoiemos no Evangelho, e tudo que Cristo quer nos ensinar através deste texto que lemos.

Diante disto conseguimos ser conduzidos por alguns entendimentos:

1° Entendimento
-Deus amou o mundo e ama até os dias de hoje

Notamos o amor de Cristo pelo mundo, em toda sua trajetória. Seu primeiro milagre foi realizado em uma festa de casamento que nem imaginamos quem estava casando. (Se um crente vai ao casamento de alguém que não é da igreja em pleno domingo, e se ele for numa festa de batismo de um parente católico, quais serão os olhos da liderança e igreja sobre ele?)
Jesus almoçou na casa de fariseus e se assentou á mesa com eles.
Por que muitos têm ensinado que devemos odiar o mundo, quando o próprio Deus, os amou com amor tão imensurável?

2° Entendimento
- Deus não condena o mundo, por que condenamos?

Quando um crente fanático fica sabendo que um cidadão qualquer que praticou algum ato pecaminoso está sofrendo e cheio de problemas, o peito deste crente chega se enche de alegria. E quando um casal se separa, ou quando a mulher trai o marido... Só falta ser apedrejada, ou simplesmente ela fica sendo tratada com indiferença e deixada em profunda solidão. Aquele que comete pecados diante de um crente fanático merece ser deixado em quarentena. O que o Deus nos ensina sobre isso?
Por que, ao invés de condenar, não abraçamos?
Por que, ao invés de julgar, não auxiliamos e ajudamos?

3° Entendimento
- Deus quer salvar o mundo, e nós o que queremos?

O próprio Jesus era conhecido por muitos como o “Amigo dos pecadores”.
Devemos entender que nosso visinho sem escrúpulos, não é nosso inimigo! Devemos entender que nosso colega de trabalho que fala palavrões não é nosso inimigo! O nosso inimigo tem um nome, e seu nome é Satanás! O nosso inimigo tem um nome, seu nome é Pecado! Devemos odiar sim o pecado, e devemos amar como Deus ama o pecador.
Devemos dar um basta... neste Evangelho que tem sido pregado, “o pares de sofrer”. O Evangelho que só se preocupa com o próprio umbigo. O Evangelho que não é capaz de enxergar o próximo. O Evangelho de quem busca apenas seus benefícios.

Conclusão

O apóstolo Paulo descreve com muita sabedoria: Não vos conformeis com este mundo, mas transformai pela renovação de vossa mente.
De fato, nunca poderemos nos sentir totalmente confortáveis neste mundo, pois não pertencemos á ele! Se o mundo jaz do maligno, só me conformarei com ele, se pertencer á ele. Devemos lembrar nossa missão nesta terra e entender, que Cristo amou o mundo, Cristo não condenou o mundo e Cristo quer salvar o mundo. Devemos escancarar as portas da Igreja pra que o mundo entre e seja transformado. Devemos abrir nossos lábios e dizer, venham como estão. Devemos abrir nossos corações, pois se não sentimos esta necessidade e esta convicção de amor, é porque ainda não vivemos Cristo.

Pr. André França

O Caminho que devemos percorrer nesta vida

Introdução: Atualmente em nossa sociedade as influências tanto podem colaborar para o bem e nosso crescimento, ou por outro lado, podem nos prejudicar e até mesmo nos levar á viver uma vida distante de Deus. Muitos têm tentado influenciar as pessoas á apoiarem a sua fé em objetos, sistemas, crenças e até mesmo em si próprio. Nosso dever é ficarmos alerta á todas estas coisas e nos apoiarmos na palavra de Deus. (II Tm. 3: 16)
I Cor. 15: 29-34 (ênfase no VS. 33)

Neste trecho bíblico o Apóstolo Paulo está assentado com parte do povo da Igreja de Corinto. A Igreja havia se dividido em vários grupos, e Paulo procura levá-los á resolverem suas diferenças e voltarem á ser unidos, como uma Igreja de Cristo deve ser. No entanto Paulo instrui á todos, que procurem avaliar seus laços de amizades e que continuem firmes sem se deixarem levar por um idealismo ou conversação vã e sem sentido.

Quais são os focos da sociedade atual?
- Filmes, seriados, novelas, livros, modinhas.
Devemos ser inspirados por esta sociedade? O que ganharemos com isso?
Existem alguns caminhos que gostaria de comentar com vocês?

1° Caminho: O caminho de fé sem fundamento (VS. 29)

Hoje inúmeras religiões vêm se formando. São igrejas por toda parte e de todos os tipos. No VS. 29, Paulo Expõe sua posição diante de muitos que têm se levantado para distorcer a palavra de Deus. Muitos que se rebelavam questionando a ressurreição de Cristo. É importante lembrar, onde nossa fé está fundamentada?

2° Caminho: O caminho “deixa a vida me levar” (VS. 30)

A Exposição que Paulo se refere aqui é a de pregar o Evangelho publicamente. Mas qual é a sua exposição nos dias de hoje? Nosso perigo de exposição tem sido diante de vícios? Diante de conflitos? Quem sabe diante de ritmos?

3° Caminho: O caminho dos sóbrios (VS. 34)
Esta sobriedade á qual Paulo se refere, é a sensatez, o verdadeiro sentido. Remete-nos á entender que ser sóbrios, é não pecar, é lutar contra o pecado!
E quando ele diz que alguns ainda não têm conhecimento da verdade, é por que ainda não abrimos nossos lábios para transmitir esta verdade!

Conclusão: Este estudo não nos instrui á nos fecharmos contra a sociedade. Não nos direciona á não assistirmos mais TV, nem ler livros! Este estudo não nos diz para pararmos de ouvir os outros que são más influências. Até porque será inevitável. Mas sim, nos leva á entender que dentre tudo, a palavra de Deus sobressai. Ela é verdadeira inspiração e vida para nos libertar e nos direcionar á um caminho de bênçãos. Deixe Deus falar ao seu coração hoje! Pr. André França
Related Posts with Thumbnails