Total de visualizações de página

domingo, 15 de maio de 2011

As Escusas (desculpas, justificativas) de um Escolhido – Estudo de células n°3

Êxodo 3: 1-10

Este texto nos mostra nitidamente a presença de Deus visível manifesta em algo. No caso aqui entendemos que Fogo na sarça simboliza a presença e Santidade purificadora de Deus. Moisés não o esperava, nem ao menos havia marcado um encontro com Ele. Não era dia de festas nem celebrações, Moisés trabalhava! Quando de repente, neste momento comum e rotineiro de sua vida, Deus chamou sua atenção. “Em nossa vida geralmente é assim, Deus nos pega de surpresa.” Deus ali expressou a Moisés, sua enorme compaixão pelo seu povo que estava sendo oprimido. O Deus Maravilhoso, Criador, primeiro explica á Moisés quais são seus planos e depois confirma suas palavras.
Mas Moisés como muitos de nós, parecia não estar muito disposto a aceitar diretamente o Encargo de Deus. Antes, porém preferiu responder com 4 escusas, que veremos á seguir e refletiremos sobre cada uma delas:

1° Escusa
“Quem sou para ir á faraó?” (Êxodo 3:11)
Quando somos escolhidos como instrumentos de Deus para sua obra, por muitas vezes nos ocorre esta pergunta. Senhor quem sou eu? Sou tão simples, pequeno... Quem sou eu para tão grande chamado? Certamente o coração humano de Moisés nesta hora falou mais alto. Mas da mesma maneira que Deus falou á Moisés, Ele fala conosco hoje:
“-Certamente, Eu serei contigo!” Vs. 12
Não é uma luta de Moisés contra Faraó, é uma luta de Moisés apoiado por Deus contra Faraó. Não é uma luta minha e sua contra Satanás e suas obras, é uma luta minha e sua apoiada por Deus contra Satanás e suas obras.
O Escolhido não deve nunca se questionar por indignidade e usar desculpas para não fazer a obra a qual fora chamado.

2° Escusa
“Em nome de quem me apresentarei diante de meu povo?” (Êxodo 3:13)
Esta pergunta aparenta talvez em Moisés, o medo de não ser aceito por si próprio. Mas Deus em sua infinita soberania “Eu sou o que sou”. Através disso Deus define inúmeras características. Mostra que seus recursos são inesgotáveis, seu poder é incansável. Ele é aquele que dá e não empobrece, trabalha e não se cansa. Ele transparece tão simplesmente que ele é SUFICIENTE e que seu povo pode depender inteiramente Dele.

3° Escusa
“Os Israelitas não vão acreditar que eu sou o mensageiro de Deus.” (Êxodo 4:1)
Muitas vezes antes de levarmos a palavra de Deus, ou até mesmo tomamos uma nova posição na vida, nos pegamos pensando: “Eles nunca acreditarão em mim, nem ouvirão o que tenho a dizer!”
E o que Deus faz quando falamos isso á Ele? Ele faz como fez com Moisés, concede-nos sinais! Deus fez com que o bordão de Moisés virasse serpente a qual era símbolo de poder no Egito. A lepra era considerada pelos hebreus como sinal do juízo de Deus, e a água representavam o rio Nilo, deus do Egito, fonte de sua vida e poderio.
Deus está disposto até mesmo á conceder-nos sinais para que creiam que somos escolhidos por Ele.

4º Escusa
“Não tenho facilidade com palavras.” (Êxodo 4:10-17)
Nossas dificuldades nos fazem recuar e colocar escusas, impedimentos em tudo o que Deus nos escolhe á fazer. Porém o que Deus faz com Moisés, é o que faz conosco hoje! Enquanto alegamos impotência, Deus nos mostra sua Onipotência. Acaso não poderia Deus fazer capacitado á falar? Não lhe havia criado a boca? Apesar de tudo, o Senhor Deus designou a Aarão, irmão de Moisés, como porta-voz de Moisés.

Após tantas escusas contestadas por Deus, Moisés resolve seguir o seu chamado. Ele vai, segue adiante e nunca mais olha para trás. Hoje é lembrado como um dos principais nomes do Antigo Testamento.

Conclusão:
Deus tem manifesto em nossas vidas por muitos meios, através da palavra, através de seu Espírito Santo, através dos louvores e muito mais. Não precisamos necessariamente esperar que Ele se manifeste hoje através de uma sarça ardente. Ele já tem falado aos nossos corações. Mas o que temos feito? Desculpas pra isso e pra aquilo? Deus nos escolheu e de fato com todas as palavras CERTAMENTE ELE É CONOSCO! Responda hoje ao chamado de Deus. Sem Escusas, sem limitações.

Pr. André França
Related Posts with Thumbnails