Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O que pode nos ocorrer no caminho

Sabemos que á partir do momento que aceitamos á Cristo Mem nossas vidas e aceitamos a enorme missão de sermos cristãos, temos um longo e complicado caminho pela frente. E a pergunta é, “o que encontramos neste caminho?”
Muitos têm pregado um evangelho que intitulamos hoje em dia como “evangelho pares de sofrer” (problemas sendo resolvidos, prosperidade e riquezas). Mas o que devemos saber de fato, é que este caminho não nos garante uma vida de sussego, e sim, é cercado de surpresas!
Mateus 8:21-27
21 E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
22 Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.
23 Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.
24 E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia.
25 Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!
26 Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.
27 E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Jesus e seus discipulos embarcam numa viagem mar-á-dentro. Acreditamos que Jesus estava em pouco cansado e foi tirar uma sonequinha. No entanto, em versões mais antigas dizem que, “de repente”, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar. O medo em sua totalidade vêm “de repente”. Contudo, algumas reações, podem nos trazer algumas grandes verdades:
1° Verdade: “Embarcar com Cristo, pode por muitas vezes significar, se molhar com Ele.” João 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
É preciso saber que os seguidores de Cristo por muitas vezes ficam doentes, enterram crianças e passam por inúmeras necessidades. E sempre, se deparam com o medo.
2° Verdade: “Em meio ao caminho poderemos ser cercados por dúvidas.” Marcos 4:38 E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?
Por mais que os dicipulos já tivessem visto tudo que Jesus havia feito, grandes milagres e curas, eles ainda duvidaram. Observe bem, não perguntaram á Jesus o que Ele podia fazer! Não perguntaram á Jesus, tu podes parar esta tempestade? Ao invés disso, duvidaram dizendo, “ não te importas?” O medo destrói todo todo sentimento de confiança. (Lc. 24:38) Henry Martin, Missionário de 1806, o mais lembrado quando falamos de conversões mulçumanas, tradutor da bíblia na Índia e Pérsia. Por pouco não caiu por conta de dúvidas que o amedrontaram. Sentia um grande amor por sua prima Lydia, que quase o fez esquecer de seus principais objetivos em vida.
3° Verdade: “A nossa fé pode ser enfraquecida pelo medo.” Mt. 8:26 Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.
O medo em si proprio não é pecado, mas pode nos levar ao pecado. Max Lucado em um de seus livros explica bem o significado de tempestade neste mesmo texto bíblico. A palavra traduzida para tempestade é SEÍSMOS, que por sua vez significa, tremor de terra e tremor de águas. Essa palavra é tão assutadora que Mateus só a usa mais duas vezes, uma na morte de Jesus quando o cálvario tremeu e outra na ressurreição de Jesus, quando a sepultura tremeu.
David Brainerd de 1742 um dos grandes nomes do avivalismo mundial ficou orfão de pai aos 8 anos e de mãe aos 13. A morte sempre lhe causou muito medo e isso quase barrou seu ministério
Contudo, independente das ocorrências no caminho, Jesus se desfaz de tudo e até mesmo de seu sono para resgatar seus amados discipulos. Em meio ás dificuldades dessa vida, Jesus se levanta e mostra que permanece no controle de todas as coisas. “ Se Ele estiver no barco de sua vida, com certeza você não afundará.”

Pr. André França

sábado, 1 de outubro de 2011

Culto Teológico - Iniciamos esta jornada

Para os que estão perdendo o culto teológico na Batista Missionária de Campos Elíseos, segue o conceito:

Para iniciarmos um culto teológico, nada melhor que desvendarmos quem somos e á quem servimos. Neste princípio entenderemos quem é a Teologia, e o que aplicaremos aqui.

Uma base bíblica que podemos nos apoiar para a grande e real necessidade do estudo Bíblico veio por parte dos nobres de Beréia: (Atos 17: 11)

Segundo Wayne Grudem em TEOLOGIA SISTEMÁTICA:
"Teologia é o estudo de Deus e de todas as suas obras! Teologia deve ser vivida, orada e cantada!"

A Verdadeira teologia é “ensino segundo piedade” (I Timóteo 6:3)

A base adotada em nosso percurso de culto teológico não adota a tradição “teológica liberal”, e sim, é posicionada e apoiada na tradição “conservadora evangélica”, á começar sobre os ombros de grandes reformadores com João Calvino e Lutero até os escritos eruditos evangélicos de hoje.

Entendimento Emergente

A Igreja do Senhor Jesus Cristo precisa mais do que nunca urgentemente ter compreensão da doutrina cristã e da teologia.
Não são apenas pastores e professores que precisam compreender a teologia com mais profundidade, mas sim, a igreja toda. Precisamos de Cristão que estejam aptos a discutir, aplicar e viver os ensinos Bíblicos, da mesma forma que discutem detalhe de seu convívio, como trabalho, esporte e família.

E acima de tudo ao compreendermos eficazmente o Estudo Teológico, carregarmos apenas uma bandeira em nossos ombros:
“Não a nós, Senhor, não á nós, mas ao teu nome dá glória” (Salmos 115:1)

Cristianismo você sabe o que é isso? Sabe o que é ser Cristão?

Cristianismo: “O conjunto das religiões cristãs; baseado nos ensinamentos, pessoa e vida de Jesus Cristo.”
Cristão: “Individuo Cristão ou que professa. ”(Aurélio, dicionário. Ed. Nova Fronteira 1993-RJ)


Será que poderíamos elaborar e descrever o que realmente significa Cristianismo ao entendimento que temos?

Levantamento sugestivo: Cristianismo é a fé mediante a obra de Jesus Cristo / Ser Cristão é crer em Jesus como único e suficiente Salvador, ser transformado e salvo por ele.
Pr. André França
Related Posts with Thumbnails