Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2012

Desabafando - sendo humano

Hoje meu irmão disse que viria em casa. Ansiosamente como sempre pedi á minha esposa que se apressasse em arrumar a casa comigo para recebê-lo, ele e minha cunhada. Fiz um mouse de maracujá, pois sei que como eu, ele tem um paladar infantil e gosta de besteiras. Bem, esperei. Mas ele não apareceu. Complicado pensar nisso... A cada minuto que se passava no relógio eu imaginava que ele poderia estar perto, mas nem ao menos o telefone tocou. Difícil descrever, mas será que eu sou o único que é rodeado por pessoas que se comprometem á fazer algo e nem se quer se esforçam pra alcançar seus objetivos? Ou será que ao invés disso, seus objetivos não são verdadeiros e seu compromisso não soa como um compromisso verdadeiro ao seu próprio coração? Será que sou o único que tem problemas como esses? Que deixo por muitas vezes de fazer algo que necessitaria fazer pra esperar alguém que de fato não me surpreenderá e não vai chegar. O que passa na mente das pessoas que prometem algo e que ainda sem cumprir suas promessas conseguem se deitar e dormir tranquilamente toda a noite. Bem, eu não consigo, não sei você? Se é que “você” existe! Bem, a grande questão da existência. Existem muitos que crêem que tudo é divinamente criado por um ser imensurável e grandioso o qual somente Ele com seu grande poder poderia fazer tudo que vemos e EXISTE, seu nome é Deus. Por outro lado, existem outros que buscam através da ciência uma maneira de bloquear o fator da existência de um Deus e simplesmente dizer que tudo que é criado e existe, passou a existir por obra do NADA.
Prefiro ficar com a primeira opção. Somente alguém bizarramente envolvido e dotado por uma ignorância tão extrema para discordar disto.
Mas fazendo uma análise pessoal da mente humana e da convivência com minha família pré-casamento, posso palpitar que em algumas das mentes mais fantásticas do mundo exista a capacidade de simplesmente deletar informações de grande valia para qualquer que for o ser humano. Por exemplo, é possível para o ser humano trazer a existência algo que não existe? De fato não. O próprio Isaac Newton em certo feito disse que “se enxerguei mais adiante é por que me apoiei em ombros altos”, dando a entender que tudo que viera a descobrir era fruto de grande esforço, trabalho e estudo. Ou seja, deleitou-se sobre o conhecimento de grandes nomes que anteciparam sua existência. Mas me diga, é possível acertar 100% as questões de um vestibular? Bem, pode até existir. Mas repita mais 10 vezes pra ver se esta mesma pessoa terá o desempenho da 1° prova. Bem, onde quero chegar com isso? Nas mentes fantásticas, pessoas podem gostar e deixar de gostar. Pessoas podem querer e deixar de querer. Pessoas podem ser presentes e deixar de existir. Pessoas podem ser generosas hoje e esquecer amanhã.
Mas não se preocupe somente mentes fantásticas conseguem esta faceta. Quanto tempo terei que esperar ainda, por aqueles que falaram que viriam e ainda não chegaram?
Prefiro continuar sendo uma mente simples e não me esquecer. Prefiro continuar sendo uma mente simples e chegar.

A Providência Divina

Hoje em dia muito é falado á cerca de sorte e acaso! “Fui promovido, isso foi pura sorte! Meu vizinho por acaso ganhou na loteria! Meu primo ganhou um carro, mas que sorte!”
E alguns dentro da igreja ainda desejam: “_ Sorte, muita boa sorte pra você neste ano que vêm! Boa sorte com o emprego novo! Boa sorte no casamento!”
E alguns põem culpa no acaso por conta de tragédias: “_ Foi por acaso que aconteceu isso! Por acaso atropelei alguém. Foi por acaso que encontrei aquela pessoa que não gosto no supermercado.”
Mas o que a Palavra de Deus nos diz á respeito de todas estas coisas?

Mt 6: 25-31

Diante deste texto bíblico, gostaria de dar-lhes 3 conselhos:

1° Conselho: Não tema, mas confie em Deus.

Se Deus alimenta as aves e veste a relva do campo, também cuidará de nós. Bem mais valeis vós do que os pardais.
O que atormenta sua mente e que faz paralisar sua vida pensando no amanhã?
Veja um exemplo no Rei Davi. Davi podia dormir em meio aos seus inimigos, porque sabia que todo controle e toda providência de Deus o fazia repousar seguro, e por tanto, podia dizer: “Em paz me deito e logo pego no sono”. (Sl 4:8)
Os Salmos nos encorajam e nos faz aprender á confiar em Deus. Por isso no tempo de Jesus o livro de Salmos era lido todos os dias no templo.
(Salmos 91, Salmos 121)
Por causa da nossa confiança em Deus, não devemos temer nem um dano, por mais que isso venha á nos ocorrer. Por que por mais que os problemas venham, isso só acontece com o consentimento de Deus e em última análise, para o nosso bem. (I Pedro 1: 6-7)
Não precisamos nos preocupar com o futuro, mas sim, confiar no onipotente zelo de Deus.

2° Conselho: Seja grato por todas as coisas que acontecem.

Se crermos genuinamente que todas as coisas boas que acontecem são causadas por Deus, então devemos ser gratos de todo o coração á Ele. (Salmos 103: 2)
Devemos agradecer pelo nosso alimento de cada dia. (Mt 6: 11)
Devemos dar Graças me tudo. (I Ts 5: 18)

3° Conselho: Não existe nada que se possa chamar “sorte” ou “acaso”.

Todas as coisas acontecem pela sábia providência divina. O universo não é governado por destino ou sorte impessoal, mas sim, por um Deus pessoal. Nada “simplesmente acontece”, mas sim, as mãos de Deus estão em todos os acontecimentos. Ele faz cooperar todas as coisas parta o bem daqueles que o amam.

Para concluir:
“Uma avaliação aprofundada da doutrina da providência divina, não nos fará supersticiosos, mas sim, confiar mais em Deus e obedecer mais plenamente a Ele.”

Pr.André França

segunda-feira, 26 de março de 2012

Curso de Adoradores

Curso de Adoradores
CABAM

Conteúdo Teórico e prático
Local: Igreja Batista Missionária de Campos Elíseos
(Alameda Barão de Piracicaba, 889)
Dias: 08, 15, 22, 29 de Abril
Horário: 9:00 às 13:00
Encerramento: dia 06 de maio (Ceia e entrega de Diplomas)
Alguns temas abordados:
O chamado Eficaz – Regeneração
Santificação – Tornar-se Semelhante a Cristo
Adoração – O significado de adorar “em espírito e em verdade”.
Liturgia- Adoração no termo litúrgico, Levitas, Adoração na Sinagoga, Adoração na Idade Média, Adoração Cristã na Reforma, Adoração pós Reforma e músicas heréticas.
Adoração ao ar livre
A essência da Adoração
Valor colaborativo cobrado pelo curso R$10,00 (Não obrigatório)
Pr. André e Nina França

“Lepra que corrompe e o pecado que destrói.”

Reis 5: 1-19
A Lepra era considerada uma espantosa enfermidade como um processo de corrupção paulatina que tornava a sua vítima uma pessoa completamente imunda. Falava-se do leproso como alguém que já está morto. E falava-se também na própria palavra que a cura de um leproso era o mesmo que devolver-lhe a vida. Embora os hebreus não soubessem qual o modo de contágio da lepra, seus conceitos de imundícia pelo contacto físico eram dos mais absurdos, o leproso era excluso de toda a participação com o povo.
Por considerar-se a lepra como impureza e não como enfermidade, e por ter de apresentar-se o leproso ao sacerdote para a purificação, pode-se dizer que simboliza o pecado que reside no homem. Há certas semelhanças muito interessantes entre a lepra e o pecado, e são estas semelhanças que quero lhes citar hoje:
- Como a lepra está na carne, assim o pecado está na natureza humana.
Hoje percebemos que a inocência vem se acabando com o caminhar do barco. Até mesmo as crianças têm agido de forma incomum em perdição que há tempos atrás era incomum*. “Mas aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo.”
-Como a Lepra começa com uma marca insignificante e cresce rapidamente, assim a ação do pecado é progressiva e estende-se a todos os aspectos da vida.
O pecado começa como uma pequena inflamação, uma pequena dor que parece não fazer mal algum, mas ao decorrer do tempo ela se espalha e atingem o sangue, os ossos e acaba semelhante á uma osteoporose capaz de destruir qualquer ser humano. O pecado na vida de alguns é tão constante e acaba chegando á um ponto onde a pessoa ache ser algo comum. O pecado por muitas vezes é tão praticado por alguns, que chega á um patamar onde ele passa á ser parte da característica e identidade da pessoa.
- Como a lepra é repugnante e quase incurável, assim o pecado, á parte da cura efetuada por Jesus, é mal irremediável.
Sem Jesus não é possível o perdão de pecados. Sem Jesus é impossível ser livre dos pecados.
- Como a lepra separava o leproso das demais pessoas e por fim causava a morte, assim o pecado nos separa de Deus e dos demais e termina com a morte eterna. O pecado é a MORTE EM VIDA.
Para concluir:
O pecado nos afasta da vontade do nosso querido Pai Eterno. Este afastamento pode sugar qualquer ser humano para o inferno. É isso mesmo, pouco se fala nisso, mas acreditem o inferno existe tão certo como o céu existe. Pare por um minuto de ser hipócrita e analise de fato seu coração, reveja seus conceitos, seus lábios, o que saem dele. Reveja sua vida de fato. Ela tem agradado á Deus, ou aos homens, ou ao Diabo.
Pr. André França

Sal da terra e luz do mundo

MT. 5: 13-16
Hoje em dia existem inúmeras interpretações que são feitas mundo á fora com respeito á figuração sal e luz.
Um exemplo comum é a Sociedade Nova Era, afirma que “ser o sal da terra é compreender que o homem é divino e não se exalta por isso”. Tese também aprovada por igrejas adeptas á teologia da prosperidade. Mas o que de fato significa ser o sal da terra?
No verdadeiro sentido bíblico, ser sal da terra é viver de maneira equilibrada e glorificar á Deus com o nosso procedimento cristão. O ensino da divindade do homem é de origem satânica, pois o diabo foi o primeiro a querer ser igual a Deus. Ser sal da terra e luz do mundo não é uma forma poética de se expressar a qualificação cristã, mas sim, um chamado.
E podemos compreender melhor este chamado com algumas colocações específicas:
-Ser sal da terra e luz do mundo significa ser nascido de Deus.
Em Jesus descobrimos um novo sabor na vida. Andávamos sem rumo ou direção, dando tiros por todos os lados em meio á escuridão, Jesus então veio e nos guiou através de sua maravilhosa luz. (Lâmpada para os meus pés, luz para meu caminho é a palavra de Deus)
- Ser sal da terra e luz do mundo significa ser comprometido com a sociedade.
Esta é a diferença que nos direciona. “Deus ama a justiça e ninguém que tenha nascido de Deus pode permanecer indiferente diante da exploração e da injustiça, da pobreza e da fome que afligem seus semelhantes.” (falar do método de evangelização no Novo Testamento)
- Ser sal da terra e luz do mundo significa desempenhar o seu papel natural e incondicionalmente. (Romanos 12:9-21)
Ser bom, não na condição de que serão bons conosco também ou esperando algo em troca. Ser bom porque temos o amor de Deus em nós.
A Luz é importante porque ela torna possível que vejamos aquilo que ilumina. O sal é importante, por outro lado, não porque o percebemos e o reconhecemos como sal, mas sim, porque destaca o sabor daquilo que ele tempera.
Tanto a luz como o sal passam despercebidos quando cumprem melhor suas funções. No entanto, quando não estão presentes, notamos sua ausência.
E mesmo que nós como cristãos desempenharmos nosso papel com excelência neste mundo sejamos humildes sabendo que nada somos, mas sim, fazemos com a força do Senhor.
“Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.”
Lc. 17:10
Related Posts with Thumbnails