Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2012

A Providência Divina

Hoje em dia muito é falado á cerca de sorte e acaso! “Fui promovido, isso foi pura sorte! Meu vizinho por acaso ganhou na loteria! Meu primo ganhou um carro, mas que sorte!”
E alguns dentro da igreja ainda desejam: “_ Sorte, muita boa sorte pra você neste ano que vêm! Boa sorte com o emprego novo! Boa sorte no casamento!”
E alguns põem culpa no acaso por conta de tragédias: “_ Foi por acaso que aconteceu isso! Por acaso atropelei alguém. Foi por acaso que encontrei aquela pessoa que não gosto no supermercado.”
Mas o que a Palavra de Deus nos diz á respeito de todas estas coisas?

Mt 6: 25-31

Diante deste texto bíblico, gostaria de dar-lhes 3 conselhos:

1° Conselho: Não tema, mas confie em Deus.

Se Deus alimenta as aves e veste a relva do campo, também cuidará de nós. Bem mais valeis vós do que os pardais.
O que atormenta sua mente e que faz paralisar sua vida pensando no amanhã?
Veja um exemplo no Rei Davi. Davi podia dormir em meio aos seus inimigos, porque sabia que todo controle e toda providência de Deus o fazia repousar seguro, e por tanto, podia dizer: “Em paz me deito e logo pego no sono”. (Sl 4:8)
Os Salmos nos encorajam e nos faz aprender á confiar em Deus. Por isso no tempo de Jesus o livro de Salmos era lido todos os dias no templo.
(Salmos 91, Salmos 121)
Por causa da nossa confiança em Deus, não devemos temer nem um dano, por mais que isso venha á nos ocorrer. Por que por mais que os problemas venham, isso só acontece com o consentimento de Deus e em última análise, para o nosso bem. (I Pedro 1: 6-7)
Não precisamos nos preocupar com o futuro, mas sim, confiar no onipotente zelo de Deus.

2° Conselho: Seja grato por todas as coisas que acontecem.

Se crermos genuinamente que todas as coisas boas que acontecem são causadas por Deus, então devemos ser gratos de todo o coração á Ele. (Salmos 103: 2)
Devemos agradecer pelo nosso alimento de cada dia. (Mt 6: 11)
Devemos dar Graças me tudo. (I Ts 5: 18)

3° Conselho: Não existe nada que se possa chamar “sorte” ou “acaso”.

Todas as coisas acontecem pela sábia providência divina. O universo não é governado por destino ou sorte impessoal, mas sim, por um Deus pessoal. Nada “simplesmente acontece”, mas sim, as mãos de Deus estão em todos os acontecimentos. Ele faz cooperar todas as coisas parta o bem daqueles que o amam.

Para concluir:
“Uma avaliação aprofundada da doutrina da providência divina, não nos fará supersticiosos, mas sim, confiar mais em Deus e obedecer mais plenamente a Ele.”

Pr.André França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails