Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de maio de 2010

A Marcha dos Pingüins
maio 20, 2009
Deixe um comentário
por prandrefranca
“O caminho para o relacionamento conjugal é a marcha dos pingüins, não por determinação genética, mas porque fomos criados à imagem de Deus, que é, em si, uma unidade”
Mas como nos referenciarmos em pequenos animais e ditos humanamente irracionais?
Uma revista mensal publicou uma reportagem sobre a chamada “marcha dos pingüins”, que descreve o grande percurso que essas aves percorrem para acasalar-se, e, em sua maioria, com os mesmos parceiros da marcha anterior, estão tentando demonstrar como a monogamia é o fator base e mais notório na vida dos pingüins.
Monogamia – vem do Grego Mónos, que quer dizer único, casamento.
O comentarista da revista tem razão. É base e totalmente relacionado à fidelidade. Vamos transferir isto não apenas para os dias de hoje, mas também para a vida humana.
No momento da Criação, Deus ordenou a monogamia e o relacionamento entre homem e mulher era de unidade. Dois seres, mas uma só carne. Duas vidas, mas um só caminho e uma só missão. (Genesis 2.22 a 24)
No evento da queda, Deus subordina a mulher ao homem, dizendo que o homem a dominaria. (Genesis 3.16).
Depois disso, Deus desaparece da cena por um tempo; quando reaparece, encontra a poligamia e, a princípio, não mexe nisso, embora ela signifique o passar dos limites no governo do homem sobre a mulher.
Quando Jesus Cristo aparece, ele manda voltarmos para o início, para o momento da unidade, quando o relacionamento não estava baseado na autoridade, mas na unidade – e, portanto, na cumplicidade. (Mateus 19.8-9)
Alguém poderá dizer que não é assim, porque Paulo diz que a mulher deve ser submissa ao seu marido. Entretanto, o próprio Paulo diz que está falando da relação entre Cristo e a Igreja (Efésios 5.32). Nós é que não queremos prestar a atenção nisso, acabando por fazer uma má conduta. Quanto ao relacionamento conjugal, Paulo diz que o homem deve amar a sua mulher como a si mesmo e a mulher deve respeitar ao seu marido (Efésios 5.33).
Portanto, não há dúvida, o caminho escolhido por Deus para o relacionamento conjugal é o da monogamia. Mas não por causa de uma determinação genética, nem por causa de uma atitude moral, mas porque fomos criados à imagem e semelhança de Deus, que é, em si mesmo, uma unidade. Onde sabemos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um.
A monogamia não é natural, mas Bíblica, pois Deus zela por sua palavra. A monogamia fundamentada na unidade. Qualquer outro tipo de relacionamento fora do casamento agride a imagem de Deus.
Reflexão:
Deus nos fez para sermos companheiros fieis, com olhos fieis, ouvidos fieis e corpo fiel. Nossa Salvação depende disso, a prosperidade depende disso, isso é a relação verdadeira do amor de Deus, derrubar nossos inimigos e viver completo num só corpo e num só Espírito. Hoje Deus quer limpar os abismos mais profundos e ocultos da sua alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails