Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O verdadeiro sentido do tanque de Betesda

Autor: Pr. André França
Data: 05/05/2010

Existem inúmeros relatos e até mesmo muitas pregações á cerca do “TANQUE DE BETESDA.” Mas o que de fato este tanque representa? Qual é a sua verdadeira história?

As ruínas do tanque de Betesda, também chamado de PISCINA DE BETZATÁ, têm como localidade Jerusalém. A história bíblica relata a passagem de Jesus neste lugar.

Um pagão daquela época que adoecesse ia ao templo de Esculápio, o deus mitológico da saúde, ou ao santuário de sua filha Hígia, deusa também da saúde. Nesse suposto “hospital” ficavam uns dias, á espera do diagnóstico, por meio de um sinal ou dum sonho, sobre a evolução da doença ou sobre seu tratamento da mesma. Os sacerdotes de Esculápio normalmente eram ou pretendiam algum dia serem médicos.

*Um pouco sobre Esculápio
"Na Mitologia Romana, Esculápio era filho de Apolo, o deus da medicina, segundo a lenda curava os doentes e ressuscitava os mortos. Na gíria da medicina os médicos são chamados de discípulos de Esculápio.
Reconstituição do templo de Esculápio.(Séc.I d.C.)
Ao lado do templo era erguido um outro edifício religioso de planta absidial, a qual tem sido atribuído o culto à deusa Vénus "deusa da beleza, nascida da espuma do mar na mitologia latina.

As Termas
Para servir a população e muito particularmente os peregrinos que afluíam ao santuário, Miróbriga dispunha de umas termas bem construídas, a partir do Séc.II d.C., e constituídas por dois edifícios utilizando no revestimento das paredes os mármores e a decoração de frescos.
Este complexo de estrutura, contemplam zonas de banhos frios (frigidarium) zonas aquecidas (tepidarium, caldarium) e a sala destinada a provocar a transpiração (o laconium).
Este é um desenho representativo de como era a piscina.
As piscinas encontram-se rodeadas de placas de mármore cinzento, como o pavimento de algumas salas e uma decoração com pinturas a fresco.
Uma conduta ou esgoto geral dividia-se em vários canais, circundava todo o complexo termal e evacuava as águas das várias piscinas que se fazia através de canos de chumbo.
Sistema de aquecimento, parte das fornalhas e canalizações paralelas para condução de ar quente.

Os pavimentos destes compartimentos e as próprias canalizações eram suportados por arcos de tijolo que definem um espaço interior (hipocausto)
*informações sobre Esculápio retiradas dos SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS do CONCELHO. "em Património Arqueológico" do Site da Câmara Municipal de Santiago de Cacem.
Os arqueólogos chegaram ao descobrimento que na piscina de Betzatá, onde Jesus curou o paralítico, havia um santuário pagão de Esculápio. A inclusão da lenda contextual: “Porque de tempos em tempos descia á piscina o anjo do Senhor e agitava a água. E o primeiro á entrar nela ficava curado de qualquer doença que padecesse.” (João 5:4) Fato o qual a própria ciência já desvendou que um fenômeno natural emitia gases que ocasionavam em borbulhas na superfície das águas de hora em hora. Considera-se hoje como a reminiscência duma pratica pagã adaptada pela população local. A grande parte desta população agregava 60% de hebreus politeístas (adoravam dois deuses ou mais), com dedicação á crenças e tradições da época.
Atualmente existe uma maquete de restituição deste tanque exposta no Hotel Holyland em Israel o qual identifica estes detalhes.

Maquete Hotel Holyland

Qual o verdadeiro sentido do tanque de Betesda?

Contudo, constatamos que, o tanque nada mais era que uma espécie de “Aparecida do Norte” de sua época. Judeus que acreditavam em algo obviamente inexistente.
O verdadeiro sentido desta mensagem é totalmente relacionado ao fato de Jesus estar passando por ali. Se Jesus não passasse por Betesda, a mesma nem mesma seria inclusa ao texto bíblico, mas de fato os autores notaram a importância desta mensagem, a qual poderia nos ajudar muito nos dias de hoje!
Enquanto o povo ficava de hora em hora esperando por um movimento nas águas, (os quais não relatam de fato ter tido êxito em curas) o próprio Deus andava entre eles. Enquanto seus olhos estavam fixados num tanque em busca de uma cura física, a própria Cura andava entre eles. Isso demonstra o quanto o povo apegava-se nos valores físicos, procurando a necessidade de materializar algo para que pudessem acreditar na cura.
Jesus mostra que as velhas práticas somente têm valor histórico, Ele muda todas as coisas.
Jesus mostra-nos que os sacrifícios do Antigo testamento não são mais necessários. Não existe mais a necessidade de mergulhar sete vezes para receber a cura, é simples, puramente simples, apenas levante e ande!
Até hoje temos visto o povo que padece por esperar em algo que nunca lhe proporcionará realmente um milagre. Tantos como aquele aleijado assentados a beira de uma lenda, esperando com que ela se torne verdadeira. O paganismo vêm cegando vidas em torno de todo o mundo. Dentro da própria Igreja podemos enxergar tudo isso!
A intenção e fundamento deste texto não é fazer com que sua fé seja amornecida ou apagada, o verdadeiro sentido deste texto é levar a sua fé na direção correta. Direcione sua fé naquele que anda em nosso meio até os dias de hoje, o verdadeiro Cristo que está vivo para sempre! Deixe de esperar que alguém te ajude á levantar quando Jesus já está estendendo suas mãos em seu favor á muito tempo! A verdadeira oportunidade não era daquele que lançava-se nas águas após o movimento dela, a verdadeira oportunidade era daquele que lançava-se nos braços de Cristo o verdadeiro Salvador.
Você já teve esta oportunidade hoje? Então o que faz aí parado?
LEVANTE-SE E ANDE!

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails