Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A Mesa dos Pães da Proposição
Êxodo 25:23-30
A Mesa estava colocada dentro da Tenda, do lado norte. Os pães, em número de doze, estavam em ordem, em duas fileiras de seis. Também estavam nela colocados dois varais, para o seu transporte. Era construída de madeira de acácia revestida de ouro.
Proposição
Pão da proposição significa “pão da presença” ou “perante a face”. Isto é, pão próprio para ser colocado na presença do Rei. Nas Escrituras é chamado de pão contínuo (Êxodo 25:30; Números 4:7). É o pão que é partido perante a face de Deus.
A substituição
Todos os sábados os sacerdotes substituíam os pães por outros, e os comiam (I Crônicas 9:32; Levítico 24:9). Compartilhavam entre si, um ao outro. O número doze sem dúvida tinha especial referência às doze tribos de Israel, ali na Mesa representadas. No pacto antigo, a ninguém era permitido comer, além dos sacerdotes. Agora sob o Novo Pacto, o sacerdócio inclui todos os crentes (I Coríntios 10:16-17). Estamos todos intitulados pelo Sacerdócio de Cristo.
Comunhão
A Mesa era o centro da comunhão para os sacerdotes. O pão ali presente era tipo belíssimo do Pão da Vida, o Senhor Jesus. Era símbolo do próprio Corpo de Cristo. O pão era feito de trigo puro moído, sem fermento. O Senhor também foi moído, como Trigo Puro, para alimentar os famintos espiritualmente (João 12:24). O Pão mostra-nos Cristo todo Integral, sem corrupção; porque o fermento do pecado não havia nele (I Coríntios 5:7-8). Ele é o Maná verdadeiro que desceu do céu (João 6:58).
O Grande Provedor
Aqui vemos o Senhor Jesus como nosso grande sustentador. É aquele que nos alimenta, dando-nos força e nutrição espiritual. Cada dia a Mesa ali está, com fartura, cheia do Pão Nutritivo. Quem não se apropriar deste Alimento Ímpar sempre terá fome espiritual. Não importa em qual denominação religiosa que estiver. Só Jesus é o verdadeiro “Pão de Presença”. A riqueza da vida nutritiva está na qualidade do alimento. Jesus Cristo é o Alimento por excelência. É o Pão vivo que desceu do céu. E você, como está alimentando o seu organismo espiritual?
O que acha de se alimentar da palavra hoje? Faça mais que isso, compartilhe deste alimento.

Pr. André França

Um comentário:

  1. Olá Pr. André, Graça e Paz

    Passei para parabenizar seu blog, pois está com um conteúdo ótimo.

    Já estamos te seguindo pela blogesfera (minha esposa e eu). Aproveito para deixar tambem o link do meu Blog pessoal: A Arte da Exposição Bíblica.
    http://aartedaexposicaobiblica.blogspot.com.br

    Que Deus continue abençoando a ti e sua linda família.

    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails